Motivação

O indivíduo com câncer e seus familiares sofrem uma desestruturação da sua vida em vários níveis: físico mental, emocional e espiritual

O ISIONCO vem concretizar um sonho antigo de um grupo de indivíduos, liderado por uma paciente de câncer de mama, Carla Rodrigues, de criar ambientes em que o indivíduo com câncer e seus familiares se sintam em casa e sejam cuidados de forma integral, ou seja, como seres que pensam, sentem e se emocionam.

O tratamento convencional do câncer vem evoluindo nesse conceito de integralidade, por meio da disponibilização de equipes multidisciplinares em muitos hospitais e clínicas de Oncologia. Contudo, no dia-a-dia, sentimos, como pacientes de câncer, a falta de uma abordagem preventiva, curativa e paliativa que busque equilibrar, em conjunto, as esferas física, mental, emocional e espiritual. Afinal, o câncer cursa com uma desestruturação da nossa vida e de nossos familiares em todos esses aspectos.

Consiste em uma das missões do ISIONCO, a disponibilização de assistência multidisciplinar de excelência e sustentável, onde o indivíduo e seus familiares se sintam acolhidos, e possam conversar sobre e serem tratados com terapias complementares (ou integrativas) eficazes e seguras, de forma que se sintam mais saudáveis, em Paz e com maior qualidade de vida. Desta forma, eles se sentirão mais fortalecidos para passarem por todas as etapas da linha de cuidado do câncer, desde o diagnóstico ao tratamento.

A disseminação de informações válidas e confiáveis somente pode ser viabilizada a partir de uma abordagem pautada em evidências científicas de qualidade

O ISIONCO também se dedicará à promoção de ações preventivas e à pesquisa e disseminação de informação cientificamente fundamentada sobre o tema, contribuindo para o desenvolvimento das ações de saúde no país.

Muitos indivíduos com câncer no nosso país necessitam de suporte social e emocional para a continuidade e sucesso no tratamento do câncer

Um outro aspecto importante é o papel social do ISIONCO, uma vez que muitos indivíduos com câncer têm que se deslocar para cidades maiores para receberem tratamento, sem condições de arcarem com hotéis, transporte e/ou alimentação adequada para fases delicadas do tratamento.

Essa é a realidade brasileira! Muitas vezes o paciente tem acesso à Quimioterapia e Radioterapia no SUS, mas não tem recursos para pagar sua passagem de ônibus até o local ou mesmo seu almoço ou jantar.

Nesse contexto, pretendemos construir alojamentos no nosso hospital, onde os pacientes e seus familiares possam permanecer com tranquilidade durante seu tratamento, juntamente com seus familiares, com alimentação adequada e realizando atividades que melhorem sua auto-estima, motivação e bem-estar.

Esse é o maior objetivo do nosso projeto: acolher e cuidar de nossos irmãos em momentos de fragilidade, luta e superação, com muito amor, sensibilidade e profissionalismo!

Equipe do ISIONCO