Stop Cancer: Colo de Útero

O câncer de colo de útero é o segundo tipo mais comum de câncer em mulheres, depois do câncer de mama. Em 2014, houve 15 mil casos de câncer do colo de útero e 5 mil óbitos de câncer por essa causa no país. Juntos podemos reduzir esses números! Veja como abaixo.

Sintomas: o câncer de colo de útero cursa normalmente sem sintomas na fase inicial. Sangramento pode ocorrer num estágio mais avançado.

Fatores de risco: início precoce da atividade sexual, pluralidade de parceiros, falta de higiene, uso prolongado de contraceptivos orais e papiloma vírus humano (HPV).

Prevenção: a vacinação contra o HPV é a forma mais eficiente de se proteger contra o câncer do colo de útero. Para prevenir, é preciso vacinar as adolescentes de 9 a 11 anos.

Vacinação no SUS: a vacina HPV estará disponível para adolescentes entre 9 a 13 anos, nas Unidades de Saúde do SUS ou nas escolas. A adolescente deverá tomar 3 doses da vacina. Meninas que ainda não foram vacinadas devem procurar uma Unidade de Saúde do SUS para tomar a vacina. É preciso completar o esquema vacinal, pois só com a segunda dose a adolescente estará protegida. Será utilizada a vacina quadrivalente HPV, que confere proteção contra quatro tipos (6, 11, 16 e 18).

Diagnóstico precoce de pequenas lesões: exame preventivo periódico anual em mulheres com vida sexual ativa, alterações no ciclo menstrual ou sangramentos vaginais entre 2 períodos menstruais. É importante seguir fazendo o exame preventivo (Papanicolau) na vida adulta (idade entre 25 e 64 anos).

Cuide-se! Informe-se no website do Ministério da Saúde.

Atenção: É importante conversar com seu médico em caso de dúvidas ou alterações.