Acupuntura trazendo bem-estar a mulheres com câncer de mama

Pesquisadora da UNICAMP, Michele Alem, em sua Tese de Doutorado pela UNICAMP, concluiu que a acupuntura mostrou-se eficaz na reabilitação da função motora, diminuição do linfedema e melhora na percepção de aspectos gerais de vida em mulheres submetidas ao tratamento cirúrgico por câncer de mama, demonstrando ser uma alternativa terapêutica a ser utilizada na reabilitação pós-cirúrgica por câncer de mama.

No estudo, foram avaliadas 29 mulheres portadoras de câncer de mama, submetidas à mastectomia radical ou quadrantectomia com esvaziamento axilar e que apresentavam linfedema e/ou diminuição na amplitude dos movimentos de flexão e/ou abdução de ombro no membro superior homolateral à cirurgia. Foram realizadas sessões de acupuntura semanais durante seis meses. Avaliações foram repetidas ao final do primeiro, terceiro e sexto meses de tratamento. Resultados: Houve melhora significativa nas limitações de amplitude de movimento de ombro na flexão e abdução (p=0,0001), bem como no grau do linfedema (p=0,0159) após o sexto mês de terapia com acupuntura. Para os valores de cirtometria (circunferência) de braço, antebraço e punho, não se observaram diferenças durante o tratamento. A percepção de todos os aspectos gerais melhorou significativamente após o tratamento: sensação de bem-estar (p=0,0001), impacto da cirurgia sobre a vida (p=0,0008), sono (p=0,0001), atividades de vida diária (p=0,0042), sensação de peso e repuxamento no braço homolateral à cirurgia (p=0,0001 e p<0,0001, respectivamente).

Fonte: Alem, Michele Elisabete Rubio. A acupuntura na reabilitação de mulheres após tratamento cirúrgico do câncer de mama. / Michele Elisabete Rubio Alem. Campinas, SP [s.n.], 2005. Orientador: Maria Salete Costa Gurgel.Tese (Doutorado) Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Médicas.